O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

RETROSPECTIVA 2007

Bom, final de ano, época de festas e de desejar aos amigos e familiares tudo aquilo que vem escrito naqueles cartões de natal pré-fabricados e correntes de e-mails repassadas e repassadas.

Final do ano é época também de retrospectiva 2007, afinal este não foi um ano como outro qualquer... este ano foi um ano pra lá de especial. Foi ano em que você, junto conosco, tomou uma das decisões mais importantes da sua vida: Quero Ficar Rico!

E quando falo em ficar rico, entenda-se financeiramente independente!(..) rico
de dinheiro mesmo (...).
25 de Abril,
2007

Assim demos início ao blog QueroFicarRico, com a proposta de criar um canal de troca de informações e pesquisas sobre métodos e práticas eficientes e eficazes para tornar as pessoas ricas – financeiramente.

A criação do blog coincidiu logo com um dos momentos mais importantes para o mercado financeiro brasileiro: a bolsa de valores de São Paulo batia um recorde histórico atingindo a barreira psicológica dos 50.000 pontos! Naquele momento, ninguém imaginava que ainda este ano ela voltaria a quebrar o próprio recorde por mais 45vezes neste ano...

De lá pra cá discutimos diversos assuntos úteis e inúteis baseados principalmente nos três pilares da educação financeira: economizar, poupar e investir! Coisas que estão presentes no nosso dia-a-dia, aventuras e até coisas para se pensar depois da morte!

Dentre os assuntos, no início tiveram destaque as redes de marketing multinível e as armadilhas e oportunidades das propostas fáceis da Internet (Junho). Logo depois, recebemos alguns e-mails e vimos que o nosso público estava sedento de curiosidade para que nós ajudássemos a traduzir os complexos termos do economicês para linguagem do povão... E assim o fizemos! Falamos de SELIC, Bovespa, Fundos de Renda Fixa, Agronegócio, Responsabilidade Social, Tesouro Direto, Bolsas Mundiais, Imóveis, Imposto de Renda, Franquias e Dividendos além de um panorama geral de investimentos, tarifas bancárias e diversas outras coisas que fazem parte do bê-a-bá do (novo) investidor, que quer encontrar o melhor caminho para conquistar o seu primeiro milhão.

Este ano tivemos acontecimentos importantes, dos quais fizemos a cobertura completa, como a crise imobiliária dos EUA e da novela da CPMF, do início ao fim. Ainda acompanhamos os maiores IPOs da história do Brasil, entre ele os da Bovespa da BM&F, além de outros, como o do Banco do Brasil. Este ano ainda aconteceu a aquisição do Banco Real pelo Santander (inclusive “Bancos” foi um assunto bastante falado esse ano) e a briga de gigantes travada entre a Petrobrás e a Vale para ver quem é a maior empresa do Brasil, enquanto a Petrochina tornava-se a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo!

O sucesso do blog foi percebido através do reconhecimento da nossa Planilha de Projeção Financeira, publicada em Maio, a parceria firmada com o JC Online para a produção da coluna “Educação Financeira” em Agosto e a publicação da Calculadora Financeira, em Outubro.

Acima de tudo, falamos de ações, ações, ações, ações, ações, ações, ações, ações, ações e ações! E é lógico, com a consciência de que isso não é uma coisa simples, discutimos também os riscos, erros comuns, e os principais pecados (do mercado de) capitais cometidos por investidores. Acima de tudo, buscamos sempre suprir nossos leitores de informação para combater o medo e a insegurança de tratar o seu dinheiro como um ativo de verdade. O planejamento financeiro esteve sempre presente também.

Entre os assuntos menos técnicos, trouxemos diversas metáforas sobre educação financeira e chegamos até a discutir traços de personalidade de investidores, além de, como não poderia faltar, elas: as fofocas!

Assim encerramos o ano. O resultado disto tudo? Um ano de aprendizados constantes, estabelecimento de novas amizades, parcerias e felizes interações com vocês, nossos leitores – que sem dúvida fizeram este negócio acontecer! Além dos nossos agradecimentos, fica também a certeza de que 2008 também será uma ano cheio de conteúdo, novidades e investimentos rentáveis... Afinal, é pra isso que estamos aqui, não é mesmo?

Feliz ano novo!


2 comentários:

Guilherme Viana disse...

Pessoal, cheguei atrasado.
O blog tem praticamente 1 ano e só agora eu o descobri.

Utilizei a retrospectiva pra me contextualizar e fiquei muito feliz em ver a determinação de vocês.
Sem sombra de dúvidas, ganharam mais um leitor assíduo.

Ao menos cheguei a tempo de desejar um feliz ano novo e MUITO sucesso (a todos nós)!
Forte abraço

Rafael Seabra disse...

Guilherme,

Ficamos felizes pelo seu reconhecimento e não tenha dúvida que 2008 será ainda melhor, tanto para o blog quanto para todos nós.

Abraço!