O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Entendendo a SELIC

A SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia - é uma espécie de teto para os juros pagos pelos bancos pelos títulos públicos.

A partir dela, os bancos também definem quanto cobram em empréstimos a empresas e pessoas físicas.

A política econômica do Brasil, que tem como objetivo controlar a inflação.
Como a SELIC pode ajudar a fazer isso?

Mensalmente, um conjunto de diretores do banco central se reúne para avaliar o comportamento da inflação.
A principal referência para medida da inflação no Brasil é o IPCA (i.pê.cê.a) .

Daí, nessa reunião, eles tem poder de aumentar ou diminuir a meta da SELIC . A SELIC de verdade é uma taxa que varia diariamente, de acordo com a vontade dos bancos.
O que o BC define é o valor que eles esperam da SELIC. Mas, na média, essa meta sempre é atendida.

A SELIC tem, basicamente, três impactos diretos no nosso bolso:
  • Quem investe em fundos DI acompanha diretamente a variação da SELIC... pra cima ou pra baixo.
  • Quem pega dinheiro emprestado é assim: se a selic aumentar, o juros dos empréstimos aumenta... se a SELIC diminuir, os juros diminuem.
  • E quem investe em empresas privadas, quando a SELIC cai, a bolsa tende a subir, por que estas empresas conseguem viabilizar investimentos. Do outro lado, quando a SELIC aumenta, essas pessoas tiram sua grana da bolsa e jogam em títulos públicos, que é mais garantido.
Então se o BC acredita que a inflação vai ficar acima da meta, eles aumentam a meta da SELIC. Se eles acreditam que a inflação está se aproximando da meta dela, eles baixam a meta da SELIC, fazendo com que a economia respire.

Intuitivamente, dá pra notar que quando eles aumentam a SELIC, a galera que poupa, poupa mais, a galera que investe fica com medo, e a galera que gasta, gasta menos... aí o dinheiro pára de circular e a inflação cai!
Por isso é que o pessoal do COPOM quando quer baixar a meta da SELIC, tem que baixar devagarzinho... se eles forem afoitos demais a inflação estoura!

Daí eles vão baixando a meta da SELIC à medida que o mercado vai amadurecendo e ganhando fôlego pra crescer sem comprometer a inflação.

Atualmente a meta da SELIC está em 12% a.a. Neste outro site, você pode acompanhar a evolução dela deste Janeiro de 2002.
Observem que em Abril de 2003 ela atingiu um pico de 26,50% a.a. (em valores reais) e atualmente ela assume o patamar mais baixo do período, ou seja, é hora de perder o medo do risco e da bolsa de valores!

Pronto, é assim que [resumidamente] funciona!
Essa informação vai ser importante mais tarde, quando formos explicar o que está acontecendo com a poupança! Guardem aí.



Nenhum comentário: