O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sábado, 29 de setembro de 2007

A INFORMAÇÃO E O MEDO

Frequentemente me deparo com pessoas que têm receio de mexer com ações por que não se sentem seguros. O risco representa quase uma certeza de perda.

Ter medo é comum. Uma pesquisa da Reader's Digest aponta que o maior medo de 60% dos brasileiros é o de ser assaltado. Outras questões que envolvem finanças também estão presentes na lista dos dez mais, como "perder o emprego" ou "não conseguir pagar as contas".

Mas o que seria necessário para sentir-se seguro no mercado financeiro? A resposta é simples e não é ao mesmo tempo: É preciso informação!

Simples por que a informação hoje está disponível em diversos tipos de mídias, como televisão, rádio, internet e até mesmo celular, o dia inteiro o ano inteiro.
(com algumas raríssimas exceções)

Porém complicado por que para manter-se informado é necessário dedicar tempo para isso. Mesmo aplicando através de terceiros, é preciso entender pelo menos o impacto que os juros, a inflação, a crise ou as faladas "bolhas" podem representar para o seu investimento e seu futuro.

É lógico que, para prever ou especular sobre a valorização ou queda de ações é necessário bastante experiência, além do domínio de algumas técnicas de análise. Mas o básico dá pra saber e salvar-se de grandes perdas ou aproveitar grandes altas.

A primeira recomendação para o investidor de primeira viagem é que não comece aplicando todo o seu dinheiro. O melhor caminho é aplicar aos poucos, com moderação e acompanhar o comportamento do mercado, observar os seus resultados e manter-se informado até sentir-se seguro para arriscar.

A segunda recomendação é diversificar sempre, buscando um misto de bons rendimentos com segurança na medida certa para o seu perfil.

Frequentemente estamos explorando aqui mesmo no blog outras recomendações.

Seguem algumas sugestões para o nosso leitor curioso manter-se sempre informado:






2 comentários:

Monitor disse...

Prezados Cesar e Rafael,

seu blog foi indicado para constar na lista de links do Monitor Financeiro.

Façam uma visita para opinarem, tecerem críticas, sugestões e manifestarem seu apoio ou objeção quanto à sua inclusão na relação de sites selecionados.

O endereço é:
http://monitorfinanceiro.net

Att
Equipe MonitorFinanceiro

César França disse...

À equipe do Monitor Financeiro,

Agradecemos a indicação e será um prazer contribuir com vocês!

Obrigado e até mais!