O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

TELEBRÁS NO LONGO PRAZO: A CERTEZA DE UMA DÚVIDA

Quem achava que ia demorar para ver denovo aqui no Brasil coisas como a valorização de 17% da Petrobrás, ou de 50% da Bovespa Holding dentro de um único dia, estava enganado!

Na quarta-feira da semana passada - dia 14/11 - a Folha Online publicou que o Governo Federal estaria estudando uma forma de implantar internet banda larga em 85% dos municípios Brasileiros. Para isso, já estaria estudando ressuscitar a antiga Telebrás, que estava esquecida desde a privatização das Teles, em 1998.


A Telebrás ou Telecomunicações Brasileiras S.A., era uma holding que controlava várias prestadoras de serviços telefonicos. (CTMR, TELESC, TELEPAR, TELESP, CTBC-Borda do Campo, TELEMIG, TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELERJ, TELEST, TELEBAHIA, TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN, TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ, TELAMAZON, TELEPISA, TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA,TELASA e CETERP e SERCOMTEL)) e da primeira operadora de longa distância (EMBRATEL). A empresa estatal foi criada em 1972 no auge do regime instituído pelo golpe de 1964. Sua incumbência foi centralizar as empresas de telecomunicações concessionárias de serviços públicos no Brasil.

O Sistema Telebrás foi privatizado no dia 29 de julho de 1998 em função da mudança da Constituição Brasileira de 1988 no ano 1995, e com a promulgação da Lei Mínima e da Lei Geral de Telecomunicações, que visavam o enxugamento da máquina estatal brasileira.
Wikipédia - Telebrás

O projeto foi anunciado com um custo entre 2,5 e 3 bilhões de reais e deve acontecer antes do término deste mandato do Presidente Lula e a notícia fez com que as ações da Telebrás subisse aproximadamente 570% na semana passada (mais de 200% só na sexta-feira.)

Por causa do movimento nada normal, a própria Telebrás pediu à Bovespa para suspender a negociação das suas ações para apurar o que estava acontecendo. A Bovespa etendeu que não havia nada de errado e negou a suspensão. Mas aí a CVM decidiu iniciar investigações mais detalhadas. Por causa disso, na segunda-feira as ações recuaram um pouquinho.

Só um pouquinho mesmo. A expectativa é que as ações continuem subindo e atinjam pelo menos mais 60% de valorização até o final desta semana.

Porém, no longo prazo, os analistas mais experientes em telecom indicam que existem diversas complicações no processo e que ainda é cedo para ter a certeza de que realmente a Telebrás é que será responsável por este projeto.

A Telebrás atualmente amarga R$ 3,99 milhões de prejuízo no 2º semestre de 2007, além de ser ré em 825 ações judiciais nas áreas cível, trabalhista e tributária, segundo a CVM.

Além de tudo, demorará uma eternidade para este projeto ser colocado em prática...



Nenhum comentário: