O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Baixo Risco


Ainda não se sente seguro o bastante para investir em ações? Uma boa opção, então, é começar a exercer a sua educação financeira num negócio melhor do que a poupança.
Obs: Com a SELIC abaixo de 12%, a poupança ainda deverá continuar com um rendimento superior aos fundos que cobram mais de 2,5% ao ano.

A tabela acima é o resultado de um levantamento sobre os melhores e piores fundos de investimentos de baixo risco, feito hoje, nos bancos mais populares do país, levando em conta o seu desempenho neste ano e nos últimos 12 meses.
Levei em conta apenas os casos positivos. Se esqueci de algum, por favor, avisem que podemos complementar a tabela!

Os bancos pesquisados foram:

Existem outras modalidades de fundos de investimento, além destas colocadas na pesquisa. Levamos em conta apenas os fundos de baixo risco (renda fixa, referenciados DI e multimercados), onde a probabilidade de perder alguma coisa é muito baixa.

Os melhores desempenhos dos bancos, para esta classe de fundos, exibe aqueles que são referenciados pelo IGPM. Outra coisa que podemos observar é que nem sempre os fundos mais caros para entrar são os melhores. Observem que o fundo de 30K do Unibanco foi o que mais rendeu nos últimos 12 meses.
Fiquei curioso para saber o impacto da taxa de administração no rendimento. Ex: Seria mais rentável investir 100K no melhor fundo da caixa ou no melhor fundo do Unibanco? Fiz as contas e descobri que mesmo a taxa de administração do Unibanco sendo bem maior, a diferença no rendimento cobre o prejuízo.

Entre os mais acessíveis [ou baratos], atualmente o Bradesco é a melhor opção.

Na próxima semana publicaremos uma tabelinha desta, analisando os fundos de ações dos bancos.
Pra quem está começando devagarzinho, deve ser naturalmente o segundo passo.




Nenhum comentário: