|
Na revista de outubro do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - foi publicado um estudo comparativo sobre a segurança e a usabilidade dos Caixas eletrônicos de bancos. Confira alguns resultados da pesquisa abaixo.
Fonte:
http://www.idec.org.br/rev_idec_texto_impressa.asp?pagina=1&ordem=1&id=729
Bancos Avaliados:
ABN, Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Santander e Unibanco
Os bancos que oferecem os melhores serviços, segundo o resultado da pesquisa, são o Bradesco, a Caixa e o HSBC. O Unibanco foi o menos pontuado entre os oito. Veja o resultado e os critérios nesta tabela.
Enquanto o Senado e Assembléias Legislativas Estaduais se decidem sobre a melhor tipificação ou jurisdição de responsabilidade para crimes do tipo "sequestro-relâmpago", as dicas do IDEC no final da reportagem são muito úteis para preveni-los. Confira:
Fonte:
http://www.idec.org.br/rev_idec_texto_impressa.asp?pagina=1&ordem=1&id=729
Bancos Avaliados:
ABN, Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Santander e Unibanco
A escolha dos bancos foi feita com base no "Ranking das Instituições mais Reclamadas", elaborado pelo Banco Central levando em conta as instituições com mais de 1 milhão de clientes. Dentre as 10 com mais reclamações, excluímos as que atuam somente em âmbito estadual ou que não fornecem serviço de conta corrente.Será coincidência que os 10 bancos mais reclamados sejam exatamente os 10 maiores do País? Ou uma coisa teria ligação com a outra?
*IDEC
Os bancos que oferecem os melhores serviços, segundo o resultado da pesquisa, são o Bradesco, a Caixa e o HSBC. O Unibanco foi o menos pontuado entre os oito. Veja o resultado e os critérios nesta tabela.
Enquanto o Senado e Assembléias Legislativas Estaduais se decidem sobre a melhor tipificação ou jurisdição de responsabilidade para crimes do tipo "sequestro-relâmpago", as dicas do IDEC no final da reportagem são muito úteis para preveni-los. Confira:
- Antes de iniciar a transação, verifique se o equipamento está ativo. Caso esteja inoperante, não insira o seu cartão.
- Ao digitar a senha, mantenha seu corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento de seus dedos no teclado.
- Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial. Em outros horários, prefira locais com grande movimentação, como shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.
- Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.
- Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla "anula" ou "cancela" e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine. Fique atento, pois se ele não estiver funcionando, pode se tratar de uma tentativa de golpe. Nesse caso, não aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que afirmem trabalhar no banco. Também não digite a senha de seu cartão na máquina.
- Para comunicar-se com o banco, não use aparelhos de telefone de desconhecidos, especialmente os celulares, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados.
- Caso precise estacionar o carro na rua e caminhar até o caixa eletrônico, nunca deixe outra pessoa sozinha no veículo.
- Tome cuidado com esbarrões, aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão. Não saia do caixa antes de se certificar de que o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu.
- Se perceber algo estranho, cancele a transação e deixe o local imediatamente. Vá para um local seguro e chame a polícia, caso suspeite de alguma atividade criminosa.
- Não perca tempo. Quando completar a transação, guarde seu cartão e seu dinheiro imediatamente. Confira o dinheiro só quando estiver num local seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário