O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

MENOS RISCO PARA O INVESTIDOR

Os altos e baixos dos últimos meses deixaram muitos investidores apreensivos, mas o atual nível de estresse não se compara ao que se via na bolsa há alguns anos. Como mostra um estudo feito pelo professor William Eid Jr., coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas, aplicar em ações hoje é menos arriscado do que era no passado. Uma evidência de que os pregões estão mais estáveis é que os picos de alta e de baixa do Ibovespa, principal índice do mercado, estão menores. No pior dia da bolsa, entre 1o de janeiro de 2004 e 20 de setembro de 2007, a queda do Ibovespa foi de 6,6% -- registrada em 27 de fevereiro deste ano. Entre 2000 e 2003, a maior desvalorização havia sido de 9,2%. Esse é um indício de que a volatilidade do mercado está menor, ou seja, os preços das ações estão oscilando menos. A volatilidade média do Ibovespa caiu de 30%, entre 2000 e 2003, para 25% nos últimos três anos. "O ambiente está mais favorável para o investidor", diz Eid.

Fonte: Seu Dinheiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Li um livro sobre os primeiros passos para investimentos na Bolsa de Valores: Bem-Vindo à Bolsa de Valores: para Iniciantes (MARCELO C. PIAZZA).
Rafael e Cezar, gostaria de saber suas respectivas opniões sobre o livro, se o conhecerem claro. É uma boa fonte de informação?

Rafael Seabra disse...

Chico,

Respondemos no post acima.

Abraço!