O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sábado, 26 de janeiro de 2008

TÓPICO 06: EXPERIÊNCIA É FUNDAMENTAL, MAS A DOS OUTROS TAMBÉM ENSINA

Acredito que essa afirmação é indiscutível: por mais que você estude bastante sobre um determinado assunto, só aprenderá realmente quando colocar os ensinamentos em prática, errando e aprendendo com os erros. A experiência é o melhor professor. Mas podemos aprender também com os erros dos outros.

Provavelmente cada um de nós conhece alguém que já investe a algum tempo. Conversar com essas pessoas é uma fonte de informação excelente. Tanto para saber o que fazer quanto para [principalmente] saber o que não fazer.

Existem também vários livros que contam histórias sobre grandes investidores, onde eles falam de seus acertos e erros. Posso citar dois ótimos exemplos: Axiomas de Zurique e Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett.

Aprenda com a experiência de outras pessoas, mas saiba que o maior aprendizado certamente será com a sua própria experiência. Leia bastante e depois coloque a mão na massa!


2 comentários:

Anônimo disse...

rapaz, esse livro "os axiomas de zurique" é bom mesmo? ja ouvi falar que o conteúdo dele é baseado numa doutrina muito antiga, que hoje em dia as coisas não funcionam da mesma forma...

abraço!

smurf

Rafael Seabra disse...

Fabinho, já li o livro. Ele realmente é um livro antigo. Mas não penso que seja desatualizado. Sendo que tem um ponto de vista mais voltado para banqueiros. É um pouco diferente de investidores. Muitos pontos focam também no curto prazo. Ainda assim acho uma leitura interessante.

Abraço!