O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

FUNDOS MULTIMERCADOS COM EXCELENTE DESEMPENHO

Através de um grande amigo, Alexandre Macedo, tomamos conhecimento de dois fundos de investimento (bem agressivos) geridos pela Sparta Asset Management: o Sparta Anti-Cíclico FIM e o Sparta Cíclico FIM. De cara, duas diferenças em relação aos principais fundos de investimento em ações de corretoras: a Sparta não é uma corretora, mas uma administradora de recursos, e os fundos são multimercados, operando nos mercados futuros de índices de ações, moedas, juros e commodities agrícolas e energéticas.

A principal diferença entre os fundos é que o cíclico opera focando as tendências do mercado, enquanto o anti-cíclico busca (além das tendências) a volatilidade do mercado. Ambos baseiam-se em análises fundamentalistas.

Na minha opinião, o grande diferencial desses fundos são as operações com commodities. O texto no site da Sparta diz que "esta postura possibilita uma grande diversificação". Muito mais que apenas diversificar, acredito que esta postura possibilita várias alternativas de investimento, principalmente quando um mercado específico não vai bem, como é o caso do mercado de ações neste ano. A diferença entre isso e diversificar é que eles não precisam investir em todos os mercados ao mesmo tempo, para proteger o capital, mas optam pelo(s) melhor(es) mercado(s) de acordo com as oportunidades.

Deixando o blablablá de lado, vou mostrar alguns números e depois algumas sugestões de onde encontrar todas as informações sobre os fundos e a Sparta. Os fundos foram criados em outubro de 2005 e, em menos de 3 anos, o Anti-cíclico e o Cíclico acumularam 640% e 1.408%, respectivamente. Se o desempenho histórico já é impressionante, o que mais me chamou a atenção foi o desempenho deles nesse ano, onde a bolsa acumula uma queda de 6,10% (em 18 de julho). Só em 2008, os fundos cresceram 76,69% e (impressionantes) 150,59%! E a melhor parte é que nesses números já estão descontadas as taxas de administração (4% sobre o rendimento) e performance (20% sobre o que ultrapassar o CDI).

Um ponto que pode ser impeditivo para muitas pessoas é a aplicação inicial mínima: R$ 10.000,00. Além disso, as demais aplicações devem ser de, no mínimo, R$ 5.000,00. Outras dúvidas podem ser tiradas através da seção de dúvidas do site, clicando AQUI. Confiram também o vídeo abaixo, apresentado pelo gestor dos fundos da Sparta, explicando vários pontos sobre os fundos. Ressalto, porém, que o QueroFicarRico não tem a intenção de recomendar nenhum produto. Queremos apenas apresentar mais uma das várias opções de investimento existentes. E lembrem que toda essa rentabilidade passada não é, em absoluto, garantia futura de rendimento.



Se vocês tiverem outras sugestões de investimento que ainda não comentamos por aqui, mandem para o nosso e-mail (blog.queroficarrico@gmail.com) que analisaremos e postaremos para todos.


3 comentários:

Anônimo disse...

Uma pequena duvida:
- vc tem $ investido nesses fundos?

Rafael Seabra disse...

João,

Não tenho. Como eu falei, um leitor nos indicou e fizemos um post para apresentá-lo a quem não conhece.

Até conheço quem tenha, mas eu não tenho.

É importante ler todas as dúvidas no site e, principalmente, o prospecto e o contrato dos fundos, já que eles trabalham com alavancagem. Com isso, eles podem investir mais dinheiro do que o fundo possui, podendo, em um caso extremo, exigir que os cotistas tenham que colocar dinheiro para "tapar buracos". Ou seja, a perda pode ser maior que 100%.

Os fundos são muito agressivos, porém igualmente arriscados.

Anônimo disse...

Boa! era justamente esse o texto que faltou no post inicial!
dizer q sao muito agressivos e q vc pode vir a PERDER MAIS DO Q 100%!
nao querendo botar terra no negocio dos caras... mas eles investem muito em commodities, e se a "bolha" estourar(caso venha a ser uma bolha)... ai a gente descobre o quao bem preparados operando com alavancagem esses caras estao