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De acordo com levantamento do Cefipe (Centro de Estudos de Finanças Pessoais e Negócios), manter um segundo carro pode custar R$ 10 mil a mais por ano, em comparação com andar de táxi.
O estudo, ao considerar um carro no valor de R$ 40 mil, calcula que seu custo mensal supere os R$ 1.900. Por esse mesmo valor, ainda segundo o Cefipe, é possível andar de táxi, realizando o mesmo trajeto rodado pelo carro particular, economizando mais de R$ 900 por mês.
Cálculo equivocado
Segundo o centro de estudos, poucos percebem essa grande economia, pois a maioria das pessoas considera apenas o combustível, o seguro, a manutenção e os impostos no cálculo do custo do segundo carro próprio.
É necessário acrescentar à conta uma série de outros fatores, como a depreciação do automóvel e o que o proprietário ganharia se a mesma quantia estivesse investida no banco.
"Andar de táxi é mais seguro e barato do que ter que pagar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), gasolina, seguro e outras despesas", afirma o presidente da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), Ricardo Auriemma.
Confira a tabela abaixo com os itens e seus respectivos gastos, no caso de um segundo carro e de um táxi:
O estudo, ao considerar um carro no valor de R$ 40 mil, calcula que seu custo mensal supere os R$ 1.900. Por esse mesmo valor, ainda segundo o Cefipe, é possível andar de táxi, realizando o mesmo trajeto rodado pelo carro particular, economizando mais de R$ 900 por mês.
Cálculo equivocado
Segundo o centro de estudos, poucos percebem essa grande economia, pois a maioria das pessoas considera apenas o combustível, o seguro, a manutenção e os impostos no cálculo do custo do segundo carro próprio.
É necessário acrescentar à conta uma série de outros fatores, como a depreciação do automóvel e o que o proprietário ganharia se a mesma quantia estivesse investida no banco.
"Andar de táxi é mais seguro e barato do que ter que pagar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), gasolina, seguro e outras despesas", afirma o presidente da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), Ricardo Auriemma.
Confira a tabela abaixo com os itens e seus respectivos gastos, no caso de um segundo carro e de um táxi:
Quanto se gasta mensalmente para manter o segundo carro (em R$) | ||
Segundo carro de R$ 40 mil | Taxi | |
1. Depreciação | 444 | 0 |
2. IPVA | 134 | 0 |
3. Licenciamento | 10 | 0 |
4. Multas | 7 | 0 |
5. Seguro | 200 | 0 |
6. Franquia | 33 | 0 |
7A. Estacionamento mensal | 80 | 0 |
7B. Estacionamento avulso | 72 | 0 |
8. Zona azul | 15 | 0 |
9. Combustível | 480 | 0 |
10. Lavagem | 30 | 0 |
11. Troca de óleo | 20 | 0 |
12. Manutenção | 111 | 0 |
13. Polimento | 20 | 0 |
14. Perda da aplicação | 260 | 0 |
15. Andar de táxi (mensal) | 0 | 1.008 |
Total | R$ 1.916 | R$ 1.008 |
Modelos compactos
Segundo a Molicar, é preciso ter cuidado com o cálculo, pois ele varia de acordo com o modelo do segundo veículo. No caso de automóveis de luxo, a comercialização é voltada ao status e design atualizado, tendendo de fato a uma depreciação considerável e a baixa procura pelos modelos usados.
Mas, em se tratando de veículos compactos, como os "populares" e as pickups de modelos leves, a depreciação não é grande, chegando no teto de 6% ao ano.
No primeiro caso, a grande ressalva refere-se à variação do mercado: se surgir um compacto mais barato, o preço do usado pode depreciar em níveis maiores. Em contrapartida, se o modelo aumentou de preço até o momento da venda, o usado acompanhará essa alta.
De qualquer forma, os "populares" tendem a atrair o interesse do mercado. Se for uma pickup, então, a venda é certa, pois há um grande interesse das transportadoras de pequeno e médio porte.
Seria recomendável a aquisição desses últimos modelos, de acordo com a Molicar, pois a utilização de táxis pode trazer problemas quanto à sua disponibilidade para corrida.
Fonte: UOL
***
É difícil se atentar para esses números quando se tem um carro, mas o resultado chega a assustar!
Segundo a Molicar, é preciso ter cuidado com o cálculo, pois ele varia de acordo com o modelo do segundo veículo. No caso de automóveis de luxo, a comercialização é voltada ao status e design atualizado, tendendo de fato a uma depreciação considerável e a baixa procura pelos modelos usados.
Mas, em se tratando de veículos compactos, como os "populares" e as pickups de modelos leves, a depreciação não é grande, chegando no teto de 6% ao ano.
No primeiro caso, a grande ressalva refere-se à variação do mercado: se surgir um compacto mais barato, o preço do usado pode depreciar em níveis maiores. Em contrapartida, se o modelo aumentou de preço até o momento da venda, o usado acompanhará essa alta.
De qualquer forma, os "populares" tendem a atrair o interesse do mercado. Se for uma pickup, então, a venda é certa, pois há um grande interesse das transportadoras de pequeno e médio porte.
Seria recomendável a aquisição desses últimos modelos, de acordo com a Molicar, pois a utilização de táxis pode trazer problemas quanto à sua disponibilidade para corrida.
Fonte: UOL
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É difícil se atentar para esses números quando se tem um carro, mas o resultado chega a assustar!
4 comentários:
cara, não entendi o cerne da questão "segundo" carro X táxi. quem tem um segundo carro, é pq tem outro, correto? e pq alguém q tem carro precisaria de táxi, ou mesmo de um segundo carro?? qual o contexto aqui? mas, se o foco era apenas comparar "ter carro X andar de táxi" (o q é uma discussão bem interessante, já me questionei algumas vezes sobre isso), esse "segundo" da matéria do uol tornou a leitura um pouco confusa, me fez procurar algum contexto que não está claro no texto...
abraço!
isso tb num carro de 40k o q ja eh um belo carro.
se vc tiver com um 1.0 zerinho as despesas sao bem menores e vc tem principalmente a comodidade para viajar.
taxi eh bom em alguns momentos, mas na maioria dos casos o carro tras mais mobilidade.
Bem, resumindo meu pensamento:
-Seria muito mais interessante discutir as noticias ao invez de so copia-las.
Vamos lá: pelo que eu entendi, o contexto é que possuir um carro seria essencial e o segundo carro (para quem tem família/outras pessoas dirigindo em casa) supérfluo. O primeiro carro seria essencial, por conta de emergências, viagens ou qualquer passeio em que todos da casa (ou você e sua esposa, pelo menos) pudessem ir no mesmo carro. Acho que o contexto é esse :)
João, a idéia de copiar um texto (com seus devidos créditos) é que seja discutido por todos nós, aqui nos comentários. O que não impede que outros textos já venham comentados. O espaço para comentários sempre esteve aberto :)
Valeu pela participação!
Acredito que não há uma paridade nos valores de gasolina e pago ao taxi com relação à quantidade de quilometros rodados.
Isto é: "roda-se" muito mais com R$ 480 de gasolina do que com R$ 1008 de taxi.
Conta simples: o quilometro rodado em recife custa R$ 1.55 (não vou nem considerar a bandeirada). Roda-se então 650 Km com R$ 1008 de taxi.
Com R$ 480 de gasolina coloco 185 litros (R$ 2.59/litro) e com 185 litros "rodo" 1.482 Km (8Km/litro). É mais do que o dobro!!!
Acho que o comparativo é interessante mas este foi COMPLETAMENTE mal elaborado.
Sds,
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