O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Entrevistamos o consultor financeiro Augusto Sabóia (foto), MBA em Personal Finance, com especialização em Logística e Distribuição, Marketing de Serviços, Previdência Privada, Seguros para a proteção da Vida e do Patrimônio no Brasil e no Exterior. Cursou Economia e Engenharia de Pesca com formação, desde a Escola Secundária no Brasil e USA.

Empresário desde muito jovem contando com mais de 30 anos de experiência. Personal Adviser há treze anos tendo realizado mais de 2000 reuniões personalizadas. Seu Inventário de Clientes conta com executivos, Empresários, Profissionais Liberais, Atletas, Artistas, Viúvas, Fundações e Espólios. Pesquisador dos temas relacionados ao planejamento Financeiro Pessoal e Familiar Preparação para Aposentadoria, Seguros de Vida, Preparação para o Divorcio e Rematrimônio, Sucessão Familiar e Empresarial. Além disso, Sabóia é membro Fundador da ABRAFIP – Associação Brasileira dos Planejadores Financeiros Pessoais.

O blog QueroFicarRico conversou com o Augusto, para esclarecer algumas questões relacionadas a planejamento financeiro, previdência privada e seguros. Agradecemos a disposição do Augusto. Confiram abaixo a entrevista:

QueroFicarRico: Quais são as principais dicas para elaborar um bom planejamento financeiro?

Augusto Sabóia: Seus Sonhos! Depois segurança da sua família e de sua velhice. Realizado esses “pequenos detalhes”pode gastar o resto... Se sobrar!

QFR: Como uma pessoa com dívidas pode pensar em investir?

AS: O maior investimento dela é pagar essas dívidas o mais rapidamente possível. No nosso país as pessoas pagam conta de celular e não possuem plano de saúde?! Pagam uma empregada doméstica e não possuem uma previdência privada... Esse pensamento é uma de nossas missões. Mudar este pensamento incoerente que muitas pessoas ainda possuem, e que simplesmente as empobrece a cada dia... É uma coisa meio telenovela das oito!

QFR: O brasileiro é bem-educado financeiramente?

AS: Olha as pessoas no nosso país possuem uma certa educação por puro instinto (aprendeu observando) ou aprendeu "apanhando" muito. Somos um povo até pouco endividado, proporcionalmente a por exemplo americanos, mas não conhecemos quase nada de planejamento financeiro pessoal e até de matemática. Muitas pessoas ainda vivem como nos tempos da inflação: gastam tudo que ganham, como se seu dinheiro fosse se desvalorizar. Temos como alguns padrões de consumo, seguir padrões totalmente irresponsáveis, que foram feitos por exemplo por Imelda Marcos (no caso de sua coleção de sapatos) . Precisamos pensar em nossa velhice e nas próximas gerações de nossas famílias.

QFR: Além dos produtos que os bancos oferecem, que outros produtos você indicaria para previdência privada?

AS: Você pode contratar previdências privadas no exterior ou, se você for uma pessoa extremamente disciplinada, pode fazer sua própria previdência privada, mas aí você corre o risco “você”... É muito arriscado. Para 98% dos mortais, podem usar seguradoras como ICATU / Mongeral, Porto Seguro, Met Life ou Sul América, até prefiro que você tenha sua previdência privada em uma seguradora e não em um banco em que você possua conta corrente. EVITE!!!

QFR: Qual a importância do seguro de vida para o planejamento financeiro?

AS: Toda! Sem um Seguro de vida forte, como pode haver planejamento? Imagine “um planejamento” que daqui a dez minutos tudo pode ir por água a baixo... Isso não seria um Planejamento!




2 comentários:

filipecrosk disse...

Muito legal a entrevista com o Augusto. Vocês do blog estão de parabéns.

Mas fica uma dúvida que eu sempre me pergunto:
Porque sempre ouço falar para correr de um plano de previdência em banco??
Eu tenho quase 2 anos de previdência no banco onde sou cliente. Estava pensando em mudar, mas não sei ainda o porque preciso mudar.

Se souber dar uma dica? hehe

abraços

Rafael Seabra disse...

Felipe,

Agradecemos os elogios :)

Quanto a sua dúvida, a resposta é simples: as taxas de administração cobradas pelos bancos são altas e tudo que ele faz, você pode fazer por conta própria e, quem sabe, melhor.

Como aposentadoria é um investimento a longo prazo, você pode ousar mais e investir em renda variável, algo que é limitado legalmente aos bancos nesses planos.

Agora o banco te oferece algo valiosíssimo, como já falei algumas vezes: disciplina. Se você não tiver, seguramente o banco é uma boa opção para você.