O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

domingo, 11 de maio de 2008

DIA DAS MÃES: ENSINE AS CONTAS PARA ELA

A matéria de capa do caderno de Economia desse domingo no Diário de Pernambuco (com direito a foto na capa do jornal) fala sobre inovar no presente deste dia e fazer um planejamento financeiro para ajudar na administração dos gastos maternos.

A reportagem, por si só, já teria sido interessante para mim, se não tivesse algo especial: foi feita comigo e com minha mãe. Mais uma vez, ficamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho aqui no blog, que vem rendendo esses frutos, entre eles a palestra na Expo Money e essa reportagem na capa do Diário. Não é toda vez que se consegue sair na capa de um jornal sem que a foto seja policial :)

Abaixo selecionei um trecho da matéria:

Mas, como consultor, [Rafael Seabra] ensina o caminho das pedras: antes de qualquer dica, a organização nas contas é o primeiro passo rumo ao planejamento financeiro. "É preciso ter controle sobre quais são as receitas e para onde vão as despesas. Pode ser feito numa planilha. Seja em papel ou no computador", orienta. A partir daí, segundo ele, é possível saber onde estão os descontroles e ajustá-los.

Só que antes de sair passando a tesoura em tudo, Rafael recomenda prudência e equilíbrio. "Uma coisa que meu filho diz que eu acho muito importante é cortar as despesas sem abrir mão do bem estar", repete a lição, a aplicada aluna. Depois de organizado o orçamento, parte-se para a economia. Aliás, economia, poupança e investimento são o tripé de um bom planejamento financeiro. "As pessoas pensam que são sinônimos, mas não são. Primeiro, você economiza onde está gastando a mais. Depois você poupa o que conseguir economizar. Por fim, investe-se. Porque não adianta nada ficar com o dinheiro parado", assegura Seabra, o filho.

Para o consultor, que mantém o blog Quero Ficar Rico (www.queroficarrico.net) em parceria com César França, todas estas dicas não surtirão efeito se não houver disciplina. Outro ponto importante, segundo Rafael, é traçar metas. Desde a compra de um carro novo até uma viagem ou uma aposentadoria mais rentável. "Com meta fica mais estimulante seguir o planejamento", garante.


Quem quiser ler a matéria completa, clique AQUI ou vá nas bancas e compre a edição de domingo do DP. E, aproveitando o tema, queria deixar meus parabéns para todas as mães nesse dia delas, em especial para a minha, que está orgulhosíssima por ter sido capa de jornal :)






4 comentários:

Kaice disse...

Ola Rafael tubo bem? Moro em São Paulo, sou consultora na área de Recursos Humanos(37 anos, separada, um filho: Victor de 11 anos), tive a felicidade de ler a matéria: Ensine as contas para sua mãe, amei a matéria. Maravilhosa para o dia de hoje, parabéns. Saiba que eu tenho um "Rafael" em casa...rsrs de 11 anos. Meu filho Victor... excelente em matemática também... vive me aconselhando... para pagar as contas sem atraso, guardar dinheiro e não gastar nada sem necessidade!! Eu é a Dra. Betânia fomos presenteadas por filhos "zelosos" !!!
Um abraço grande! Seu blogger é ótimo. Aliás vc é gatíssimo!! Solteiro?? rsrs gosta de São Paulo? rsrs Cássia Riuks

Anônimo disse...

Olá Rafael! Tudo blz?! Sou eu mesmo... e agora mais um estudante da área... Parabéns pelo blog. Sou mais um que acompanha suas dicas. um grande abraço e lembrança a todos. Sucesso.

Anônimo disse...

Rafael, bela matéria a foto ficou ótima. Vocês estão muito bem.

Rafael Seabra disse...

Kaice, Audifax e Chico, muito obrigado pelos elogios. Essa é a maior motivação para o nosso trabalho.

E fica minha dica para todos: pra quem acha que apenas ganhar dinheiro já é bom, experimentem trabalhar duro e colher os frutos... Garanto que a satisfação é maior.

Abraço a todos e ficamos gratos pela participação de vocês.