O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

domingo, 25 de maio de 2008

BULL x BEAR (O TOURO E O URSO)

Você já ouviu a metáfora do Touro e do Urso? Pois no mercado financeiro, estes dois são personagens bem conhecidos.

Diz-se que o mercado de ações é uma constante briga entre o touro e o urso. O Urso, quando ataca ataca, a "patada" vem de cima para baixo, empurrando o seu adversário - o mercado - para o fundo. Já o Touro usa seus chifres para atacar de baixo pra cima, atirando pro alto o mercado (dúvidas sobre o ataque do touro?).

Portanto, quando o Urso está à solta (Bear market), o desespero do mercado é geral. Enquanto o Urso pressiona o mercado todos os índices ficam com tendência de baixa. Mas quando o Touro chega (Bull Market), os investidores ficam mais tranquilos, pois o mercado torna a subir. Os momentos mais instáveis e mais perigosos, ocorrem quando o Urso chega (hora de liquidar o seu dinheiro!) ou quando o Touro o expulsa (hora de investir!)

Para ver um exemplo prático, observe este gráfico - do iBovespa em 2008 - e veja como o Touro vem vencendo a briga neste ano.

Já se pegarmos outro exemplo - o das ações da Positivo - podemos ver que o Urso é selvagem e não tem dó...





2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza o Urso detonou a Positivo que na última semana do ano passado tinha ações custando 47 reais e agora estas mesmas ações estão custando 18~17 reais. Eu que comprei a 47 e não vendi que o diga =~~.

Anônimo disse...

Se você ainda tem essas ações da positivo eu recomendo segurar, acredito que ela vá subir até 60% até o fim do ano de 2008 devido à migração da produção para a Zona Franca de Manaus, onde recuperará os insentivos fiscais (ICMS, entre outros) que perdeu no Paraná!

Acabei de comprar R$20.000,00 da Positivo! (26/06/08)

Felipe Abou