O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

TÓPICO 13: SÓ INVISTA O QUE VOCÊ PODE PERDER

Sempre invista aquele dinheiro que você poderia perder e não faria falta. Claro que qualquer dinheiro perdido faz falta. Isso serve você não usar dinheiro emprestado para investir ou investir um dinheiro que já esteja comprometido com algo a curto prazo, como pagamentos ou reserva para viagens.

Como o mercado é volátil, investir em ações para curto prazo requer muito conhecimento do que se está fazendo. E uma queda forte justamente quando você precisará do capital pode colocá-lo em maus bocados.

Uma vez eu estava conversando com um amigo meu que já tinha economizado todo o dinheiro necessário para a passagem e ele disse que colocaria esse montante no fundo de investimentos para no final do ano ele ter não apenas o dinheiro da passagem, mas também o necessário para gastar lá. No final das contas ele desistiu de colocar no fundo [preferiu colocar em renda fixa mesmo], mas ao invés de ter o dinheiro para compras, ele poderia ter perdido a viagem, depois dessa queda agora em janeiro.

Portanto, por melhor que esteja o mercado, não invista o que você não pode perder.

2 comentários:

Unknown disse...

isso nao quer dizer que não se deve ser audacios; apenas que não se deve ser inconsequente!

Rafael Seabra disse...

Você está certíssimo! Por isso que eu falei que "investir em ações para curto prazo requer muito conhecimento do que se está fazendo". Caso contrário, as consequências podem ser arrasadoras.