O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

TÓPICO 14: PIOR MOMENTO PARA ENTRAR NO MERCADO

O pior momento para entrar no mercado é quando ele estiver muito bem. Não faz sentido entrar quando está tudo valorizado. Acontece que muitas pessoas entram quando o mercado está sendo bastante falado na mídia. O problema é que isso ocorre quando ele está bem.

O melhor momento de entrar é quando ele está mal, mas começa a se recuperar. Claro que isso não é algo fácil de se prever, mas é fácil saber quando ele está muito bem. Pelo menos você já sabe o que não fazer. E isso já é muito válido. Quando todos estiverem ansiosos por comprar, espere. Quando sairem e ninguém quiser aquela ação que você sabe que é boa, compre. Buffett já dizia que: "nós simplesmente tentamos ser temerosos quando os outros são gananciosos e ser gananciosos apenas quando os outros são temerosos".

Tenho certeza que a maioria de vocês aplicam essa dica no dia-a-dia. Vocês preferem comprar algo quando ele está caro, ou quando ele entra em promoção? Vendo assim parece simples, mas é justamente isso que deve acontecer também em relação ao mercado.

4 comentários:

fabio.guerra disse...

Mark Mobius, o maior investidor estrangeiro da bovespa, que investe a longo prazo e em companhias de bom fundamento, acredita que "ninguém sabe quando haverá um novo bull market [periodo de forte alta] ou um bear market [periodo de forte queda]. Mas essas bolsas dão mais lucro do que prejuízo. Por isso, o melhor momento para investir é quando se tem dinheiro".
E dessas opinioes surge o dilema do investidor [novato, no meu caso]: na dúvida, esperar na renda fixa o momento de por $ na bolsa, ou comprar ações logo? Mesmo investindo a longo prazo, sempre fico na duvida da hora certa de comprar cotas, tentando maximizar os ganhos.

a reportagem na integra sobre Mark Mobius: http://portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0911/financas/m0150924.html

fabio.guerra disse...

o link nao cabe no comentario :S veja a reportagem aqui.

Rafael Seabra disse...

Fabinho, esse tópido não deve ser interpretado literalmente. A questão é apenas para alertar que geralmente quando mais se houve falar da bolsa nos noticiários e revistas especializadas como melhor investimento é porque já subiu demais e por um bom tempo. Portanto não seria o momento ideal para entrar.

Já em relação a fundos de investimento, como no caso da Geração Futuro, recomenda-se aportes regulares, pois independente da situação momentânea, o objetivo é o longo prazo. Acredito que a disciplina de colocar regularmente todos os meses vale mais que a espera por um melhor momento. Às vezes terminamos gastando esse dinheiro que "deixamos para um melhor momento".

Quanto à reportagem sobre Mobius, já havia lido e achei bem legal. Vou aproveitá-la para falar sobre as perspectivas sobre a bolsa.

Abraço!

fabio.guerra disse...

é, eu concordo... a questao do meu "dilema" é que entrei faz pouco tempo (em outubro, praticamente no pico), todo mes invisto, e por causa da queda no começo do ano, ainda estou com rendimento negativo, aí já sabe né... "gato escaldado tem medo de agua fria" :P
resumindo, é agonia de novato mesmo, querendo reverter o quadro o quanto antes :)

abraço!