O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

COMO CALCULAR A COTA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

Mais uma pergunta bem interessante foi feita pelo leitor Fábio, deixada como comentário da postagem anterior. Ele queria saber o seguinte:

"Eu gostaria de entender a influência da variação das cotações das ações da carteira de um fundo de investimento no valor da cota desse fundo".

Fábio, vou reproduzir a resposta que o analista da Geração Futuro me passou quando fiz essa mesma pergunta em 2005: "Em razão dos normativos da CVM - Comissão de Valores Mobiliários, toda a valorização de ativos compostos por ações negociadas em mercados regulares, balcão ou bolsa de valores, devem ser contabilizados pelo seu preço médio de negociação". Em outras palavras, o valor da cota é definido pelo percentual de cada papel na carteira do fundo, levando em conta o preço médio daquela ação no dia, e não apenas o valor de fechamento, como muitos pensam.

Outros fatores também influenciam o valor da cota, como as taxas de administração e de performance cobradas pelas corretoras, que abatem do valor da cota, e quando dividendos são pagos, que aumentam o valor das cotas.

Fiquem à vontade para fazer perguntas, tanto pelos comentários quanto enviando e-mails para "blog.queroficarrico@gmail.com".


2 comentários:

fabio.guerra disse...

interessante, agora faz mais sentido... mas é uma pena que não dá para fazer um acompanhamento direto do preço médio das ações através do site da geração. acho que seria interessante, até por uma questao de transparencia mesmo.

valeu cara! abraço!

smurf

Rafael Seabra disse...

Também acho, Fabinho. Sempre tive essa curiosidade.

Valeu também. Abraço!