O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Fácil por Fácil...

Bom, pra quem trabalha com comunicação e quer ficar rico... que tal inventar uma forma mais criativa de dizer "Este medicamento é contra-indicado em caso de suspeita de dengue" ?
Ou pelo menos mais rápida do que o recorde atual: impressionantes 2 segundos!!!
(eu próprio medi... foi na propaganda do melhoral, há pouco, na globo)

Que impacto isso pode causar? Bem, vamos para nossas contas... uma inserção de 30'' no horário nobre do SBT, aqui em recife, custa em média R$2.000,00. Se conseguirmos aumentar o tempo útil da propaganda em 1'', ganharemos em média R$66,00 por segundo... ou R$4.000 por minuto, considerando apenas um anunciante.
A globo não divulga seus preços... mas como eles tiveram 10 vezes mais audiência do que o segundo lugar, no horário nobre, durante todo o ano passado, esses valores devem ser bem diferentes.

Com a cerveja, pelo menos, deu certo.
Se bem que ceará, tinha uma lei querendo colocar, obrigatoriamente, nos comerciais de cerveja os dizeres "o consumo de bebidas alcoólicas provoca dependência química e psicológica". E o pior de tudo foi a justificativa do Juiz que criou isso: " 'beber com moderação' não é suficiente!". Trocadilho à parte. se esse negócio rolar mesmo, é só treinar bastante pra falar isso em 2 segundos!! Será uma ótima oportunidade pra ficar rico. Fácil não é... mas eu me diverti bastante tentando!

O pessoal da TV pagaria qualquer coisa por isso...
E os telespectadores agradeceriam!!


2 comentários:

Fábio disse...

Opa! Enfim, descobri o blog :) Só pra acabar com a brincadeira, o "Este medicamento é contra-indicado em caso de suspeita de dengue" é muito provavelmente em 2 segundos porque a gravação é acelerada depois. É o mesmo artifício usado pra enunciar a coligação dos partidos políticos no horário eleitoral: "PT-PCdoB-PSTU-PCC-PTT-PXXX" nos mesmos incríveis 2 segundos :P

Ernani disse...

Ô, César, preferia que esse post não tivesse sido publicado!

Ninguém vai ganhar mais dinheiro em comerciais para a TV por conta desses 2 ou 3 segundinhos aí... A conta não é nem perto do que você apresentou.

Os formatos de comercial de TV já estão bem definidos há anos e, nesse sentido, não há muito o que inovar. O "experimenta com moderação" da cerveja caiu e resultou em multa. Uma grande besteira, é verdade, mas no fim das contas nem era mesmo uma forma de burlar a imposição. Inove-se no conteúdo... se você precisar desse segundinhos seu comercial pode ir pro lixo, que ele não é bom.

Pra falar a verdade, se consegue ser (revolucionariamente) criativo sem precisar de 30". Nike, Coca-Cola, Motorolla, Johnnie Walker, Terra, Playboy, Pfizer (Viagra)... conseguem fazer coisas memoráveis com menos de 15"... o que resta nem precisava existir.

Ah, e esse exemplo da Pfizer é perfeito! O viagra não pode ser publicizado - leis nacionais e internacionais proíbem propaganda de remédios que exijam prescrição médica... mas, são veiculados comerciais do Viagra... como assim? Com criatividade que não depende de aproveitar o último segundo...

Para se ganhar dinheiro com comunicação o que se precisa é criar novas formas de se chegar ao público-alvo. A TV ainda é muito importante e sempre será, mas perde cada vez mais espaço:

http://www.maisempresas.com/artigos.php?art_id=20

Assim como a própria propaganda(comerciais de TV, rádio, cartazes, outdoor, etc) perde espaço em favor de outras ferramentas de comunicação (patrocínios, eventos, promoção de ponto de venda, assessoria de imprensa, marketing viral, Internet, etc). Crie uma nova ferramenta como esta e, pimba!, você pode realmente ficar rico.

http://www.portaldapropaganda.com/canal_rafael/2007/03/0001

Mas, enfim, minha querida propaganda não perde sua importante função: estabelecer imagem de marca e posicionamento.

E para isso, os 2 ou 3" não fazem diferença.