|

Apesar do "fator 70%" já ter se transformado praticamente numa regra para os motoristas, o fato é que ele varia de automóvel para automóvel e nem sempre a diferença é desprezível. A discussão que rolou no post foi bem interessante e, por isso, acho que vale à pena explicar novamente como medir seu próprio consumo:
1) Encher o tanque com gasolina (não encha até a "boca") e zerar hodômetro;
2) Rodar normalmente (pelo menos 200Km);
3) Encher o tanque novamente e anotar quantos litros de gasolina foram colocados (abastecimento) e quantos quilômetros seu veículo percorreu (percurso);
4) Calcular consumo com gasolina: CG = (abastecimento/percurso) L/Km;
5) Repita os passos 1 a 3 substituindo a gasolina por álcool;
6) Calcular consumo com álcool: CA = (abastecimento/percurso) L/Km;
7) Calcule a razão de consumo do seu veículo: RC = CG/CA
Quando for abastecer:
- Tenha à mão o valor de RC do seu veículo e uma calculadora;
- Calcule o custo corrigido da gasolina: RC x Preço da gasolina em R$/litro.
Para decidir qual combustível usar, comparar:
- Custo do álcool em R$/litro;
- Custo corrigido da gasolina em R$/litro.
Abastecer com o combustível cujo custo for MENOR.
E agora, qual a razão de consumo do seu automóvel?
Um comentário:
Nunca acreditei na regra dos 70% nos carros flex. Ja tive dois, no primeiro (celta) a proporção chega próximo de 80% e no segundo(fiesta) passa destes 80%, por isso sempre abasteço com álcool, apesar da maior corrosão e evaporação compensa!
Postar um comentário