O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

IMPACTO DO IR E DA INFLAÇÃO NOS INVESTIMENTOS

Muita gente (inclusive os humildes editores deste blog) esquece de considerar, na projeção de seus investimentos, dois fatores imensamente importantes: imposto de renda e inflação. Isso não significa que nossa famosa planilha de projeção financeira esteja errada. Longe disso! Mas a omissão desses dois carinhas compromete as projeções de longo prazo. Por conta disso, resolvemos disponibilizar para vocês uma nova versão da planilha, desta vez levando em consideração o IR e a inflação do período. Mas antes de apresentá-la, vamos entender esse impacto.

Excetuando-se a caderneta de poupança, todos os demais investimentos sofrem a incidência do imposto de renda. Dependendo do tipo de investimento e do prazo, a mordida do leão varia de 15% a 27,5% sobre o ganho de capital (rendimentos). Além disso, também dependendo do tipo do investimento, o imposto pode ser retirado num prazo definido ou apenas no momento do resgate da aplicação. Transformando em números, se uma determinada aplicação rendeu 10% no ano, 1,5% desse rendimento ficará com o governo. Você ficará apenas com 8,5% do rendimento.

Já em relação à inflação, funciona um pouco diferente. Seus investimentos não são penalizados diretamente, mas indiretamente. Nenhum percentual dos seus investimentos será retirado ao longo do tempo, mas a incidência da inflação fará com que sua aplicação se desvalorize. É aquela velha história de que R$ 100 hoje não valem os mesmos R$ 100 daqui a 5 anos. Portanto, é importante descontar a inflação mensal para que o valor projetado esteja corrigido.

Como eu falei, a nova versão da planilha já leva em consideração o imposto de renda e a inflação. Como o governo definiu como meta a inflação em 4,5% para os próximos anos, consideramos esse valor, que representa algo próximo de 0,37% ao mês. Além disso, não existe mais a projeção mês-a-mês. Assim que você definir o montante inicial, o valor do aporte mensal, o prazo (em meses) e os juros da aplicação, o simulador já calcula os juros reais, a poupança formada e a renda mensal atualizada com valores atuais.

Deixando o blábláblá de lado, cliquem AQUI para baixar a nova versão da planilha, ou na seção de Downloads ao lado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom considerar o efeito do IR e da inflação sobre os investimenos, mas gostaria de lembrar que é necessário atualizar o Aporte Mensal com base na inflação. Vc poderia liberar uma nova versão da planilha considerando a correção do Aporte Mensal?

Abraços,