O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CONHEÇA AS ARMADILHAS DO MERCADO

A carência de educação financeira não prejudica apenas o orçamento e o saldo bancário das pessoas. Diminui, também, sua capacidade de se defender de uma enxurrada de ofertas e soluções mirabolantes oferecidas pelo mercado que, em vez de ajudar, apenas levam os consumidores a aprofundarem suas dívidas. A falta de informações torna o cidadão vulnerável, propenso ao descontrole nos gastos e na tomada de crédito.
Crédito fácil
Crédito, na medida certa, é bom, mas o exagero, motivado pela facilidade, pode levar o consumidor a um endividamento difícil de ser deixado para trás. É importante entender que, por mais que o valor da prestação seja baixo, ele estará presente nas suas despesas por um bom tempo, e quando ocorrer algum imprevisto e você não estiver preparado, seu orçamento estourará e isso causará transtornos difíceis de serem resolvidos.

Financiamentos
Crédito acessível combina com outra possível armadilha para o consumidor: financiamentos longos, com parcelas que cabem no bolso e mascaram as altas taxas de juros cobradas. E as lacunas na educação financeira das pessoas fazem com que elas, além de ignorar o quanto pagarão a mais pelo produto, comprometam uma parcela de sua renda maior do que a que deveriam.

O melhor, na maioria das vezes, é optar pelo pagamento à vista. Entretanto, a maioria da população não tem dinheiro para, por exemplo, comprar um carro pagando o valor integral no ato, e levaria muito tempo para conseguir economizar o montante.

O ideal seria um equilíbrio entre o radicalismo de pagar à vista e o financiamento em 60 (ou mais) meses. Algo entre 2 ou 3 anos não ficaria tão pesado quanto pagar à vista, mas também não seria tão longo e custoso quanto 5 anos, onde muitos consumidores trocam de carro antes de terminar de pagar.

Para mais detalhes sobre esse assunto, recomendo a leitura completa do artigo da Infomoney entitulado "educação financeira ruim deixa consumidor vulnerável a 'armadilhas' do mercado".

Nenhum comentário: