O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

IBOVESPA EM 17 MIL PONTOS?

Recebemos uma sugestão de leitura do amigo Alexandre Macedo e resolvi compartilhá-la com vocês. A um tempo atrás, um cara chamado Cash previu que a bolsa poderia atingir os 17.000 pontos, caso alguns fatos batessem com suas análises técnicas. Por motivos óbvios, quase ninguém deu muita atenção ao que ele disse. Tudo ia às mil maravilhas e parecia improvável (ou quase impossível) que isso se concretizasse.

Porém, um outro cara chamado André Wolf (para quem tem orkut, o perfil dele) trouxe à tona a mesma previsão, de uma forma menos macabra, porém racionalmente assustadora. Para quem entende de análise técnica, segue um trecho do texto:

"Vou postar alguns gráficos aqui e tentar demonstrar como em nada nessa vida podemos ter certeza, muito menos na bolsa de valores. Vamos aos gráficos... Usando Metastock e o gráfico mensal do Ibovespa desde de 1991 nota-se um canal de alta de longuíssimo prazo.

Gráfico 1:

http://img230.imageshack.us/img230/8712/ibovmensal1rv3.png

Não é preciso entender muito de análise técnica para perceber que estamos muito perto do topo do canal (linha vermelha grossa). Essa linha vermelha passa hoje em 75.500 pontos . Essa é considerada a grande barreira, chegamos a tocar ela ano passado quando fomos aos 66.588 mil pontos.
Aqui um gráfico mais próximo para visualização.

Gráfico 2:

http://img395.imageshack.us/img395/1713/ibovmensal2qf4.png

No próximo gráfico, ainda mensal mas com os indicadores sendo mostrados, para quem conhece dá para perceber que alguns indicadores apontam baixa no momento.
  1. Fractal mostrando que caso rompa os 53 mil é venda no longo prazo (mensal)
  2. MACD próximo de cruzar para baixo (indicando venda)
  3. Estocástico na zona de sobre comprado
  4. IFR caindo
Gráfico 3:
http://img230.imageshack.us/img230/7664/ibovmensal3am4.png

De todos que eu citei, o indicador que mais uso e respeito é o fractal, sendo ele o responsável por mudar a cor das barras para verde (tendência de alta) e vermelha (tendência de baixa) nos gráficos.
Ou seja, a tendência de alta continua, mas ele avisa que abaixo de 53.000 ela muda para baixa... Interessante isso pelo seguinte motivo: Olhando o gráfico diário, e traçando uma canal desde janeiro de 2003 da para desenhar um canal de alta bem definido.

Gráfico 4
:
http://img134.imageshack.us/img134/2906/ibovmensal4jh3.png

O fundo desse canal diário vem sido respeito assim como os seus topos, é uma canal de 5 anos.
Olhando ele mais de perto, note onde passa a linha do fundo do canal hoje.

Gráfico 5:

http://img230.imageshack.us/img230/8726/ibovmensal5wc2.png

Exatos 53.907 pontos. Resumindo alguns números:
  • Pontuação mínina do ibovespa que preocupa é entre 54 e 53 mil pontos.
  • Topo do canal mensal em 71 mil pontos atualmente e em 78 mil para dezembro de 2008.
E os 17 000 onde ficam nisso? Fundo do canal mensal em 19.430 hoje e 20.480 para dezembro de 2008. "

O autor da previsão finaliza dizendo que não acredita que isso aconteça. Eu, sinceramente, também não acredito (e obviamente torço para que não aconteça), mas vale à pena ficar atento. Não sou o maior fã de análises gráficas, tampouco grande entendedor dela. Mas confesso que entendi bem o que foi dito e que ficarei de olho.

Portanto, a pontuação que preocupa está entre 53 e 54 mil pontos. Vale ressaltar que hoje o Ibovespa fechou em 55.609 pontos (queda de 3,51%), com mínima de 55.367 pontos. Para quem tiver interesse em ler toda previsão do André (infelizmente só está acessível para quem possuir conta no orkut), clique AQUI. Recomendo fortemente a leitura.

Dado todos os créditos, deixo aberto o espaço para comentários e, principalmente, previsões contrárias :-)




2 comentários:

Anônimo disse...

Matéria interessante! Parabéns pelo Blog, é uma boa iniciativa, sobretudo por não ficar focado APENAS na bolsa de valores.

Rafael Seabra disse...

Guilherme,

Agradecemos o reconhecimento e nosso foco está em finanças pessoais e (todos os tipos) investimentos, não se limitando apenas na bolsa de valores.

Abraços,

Rafael Seabra