O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O QUE É CUSTO EFETIVO TOTAL?

Entrou em vigor, em 3 de março, o Custo Efetivo Total (CET), uma nova regra válida para financiamentos de pessoas físicas, que permitirá ao consumidor comparar o custo final de um produto em vários fornecedores diferentes e torna essas operações mais transparentes.

Com o Custo Efetivo Total, o consumidor saberá efetivamente quanto custará o empréstimo na financeira ou na compra parcelada na loja. Além dos juros, estão inclusos no CET outros encargos, como seguros obrigatórios ou tarifas de abertura de crédito.

Para que acha que isso não é tão importante, mas adquiriu um automóvel ou outro bem financiado com uma taxa de juros "espetacular", sugiro fazer um teste clicando AQUI, para saber quanto você realmente pagou de juros. Caso a tela não abra, desbloqueie pop-ups nessa tela. O site do Procon de São Paulo, portanto não há problemas.

Apenas para exemplificar, no ano passado uma concessionária de veículos da FIAT oferecia a seguinte oportunidade: financie R$ 10.000,00 em 24 vezes, com taxa de 0,99% ao mês. Aparentemente bem razoável, não? Pois bem, após calcular o CET, sabem quanto o consumidor pagaria de fato? 1,53% ao mês. Bem diferente do anunciado. Propaganda enganosa? Não sei... Sei apenas que, agora com o CET, isso não acontecerá mais e você poderá procurar realmente a melhor taxa para seu bolso.


2 comentários:

Chico disse...

Cara, sua superação me surpreende. Este blog a cada dia parece mais adequado a sua proposta.
Abração.

Rafael Seabra disse...

Chico,

Valeu pelo apoio. Nossa idéia é essa mesmo. E vem mais por aí :)

Grande abraço!