O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

domingo, 2 de março de 2008

VEJA AS AÇÕES VENCEDORAS E PERDEDORAS DO PRIMEIRO BIMESTRE


Enquanto o Ibovespa acumula, no ano, uma leve variação negativa, algumas ações chamam a atenção do investidor pela valorização expressiva no período, que chega a superar os 40% neste primeiro bimestre.

Os papéis de Cosan, Telemar Norte Leste, Telemar, Usiminas e CSN figuram no topo do índice. Em sentido contrário, os ativos de GOL, Duratex, ALL, TAM e NET, amargam os piores desempenhos dentre as 64 ações do principal índice da bolsa brasileira.

Resultados de 2007 abaixo ou acima do esperado por analistas, rumores de mercado, expectativas de consolidação, novos produtos e recuperação de preços dos produtos vendidos estão entre os motivos que explicam o desempenho destas empresas no período.

Vencedoras: Cosan no topo
Depois de conquistar o título de pior desempenho no ano passado [veja AQUI], as ações do grupo sucroalcooleiro Cosan voltaram a subir. A redução das incertezas sobre as mudanças na estrutura societária da companhia abriram espaço para novas projeções.

Desde o final do ano passado, os rumores sobre a consolidação no setor de telefonia fixa têm aumentado. A possível compra da Brasil Telecom pelo grupo Oi foi o principal fator para a expressiva valorização acumulada dos papéis da Telemar e da Telemar Norte Leste.

Apesar do aumento da sua principal matéria-prima, o setor siderúrgico brasileiro possui uma peculiaridade: algumas empresas possuem os próprios ativos de mineração. Este é o caso da CSN, com a Casa de Pedra, e a Usiminas, que comprou recentemente a mineradora J.Mendes.

Sobe
Empresa Var. no ano Motivos
Cosan (CSAN3) +38,94% Recuperação dos preços do açúcar e consolidação
Telemar Norte Leste (TMAR5) 32,85% Possível aquisição da Brasil Telecom
Telemar (TNLP4) +23,60% Possível aquisição da Brasil Telecom
Usiminas (USIM5) +20,25% Reajuste de preços e aquisição de ativo de mineração
CSN (CSNA3) +20,11% Reajuste do minério de ferro beneficia empresa
Desce
Empresa Var. no ano Motivos
GOL (GOLL4) -33,09% Fracos resultados trimestrais e crise aérea
Duratex (DURA4) -19,86% Produção próxima do limite e forte pressão vendedora
ALL (ALLL11) -17,53% Resultados abaixo do esperado e ajuste
TAM (TAMM4) -16,81% Custos com combustível e crise aérea
NET (NETC4) -14,18% Incertezas com regulamentação setorial e aumento da concorrência



Perdedoras: GOL voa baixo
Penalizadas pelas incertezas com a regulamentação do setor, que adiam cada vez mais o final da crise aérea, as ações da GOL lideraram o lado negativo do índice neste primeiro bimestre. Analistas ressaltam que a companhia tem elevado muito os custos operacionais. A TAM, sem muitas projeções diferentes, também figura no ranking.

Afetadas por resultados abaixo do esperado, as units da ALL aparecem entre as perdedoras do ano. Apesar de ter revertido prejuízos, o desempenho ficou aquém das expectativas traçadas por analistas.

Mesmo apresentando boas perspectivas para o ano, as ações da Duratex têm sido pressionadas por uma forte pressão vendedora, como destacam os analistas da corretora Planner em relatório recente. Além disso, a empresa estaria com a capacidade de produção próxima do limite.

De um modo geral, as ações da NET têm sido penalizadas pelas incertezas quanto à concorrência no setor, marco regulatório e a troca no comando da empresa para 2008, além de um certo movimento de ajuste.

Fonte: InfoMoney


Nenhum comentário: