O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sábado, 15 de março de 2008

FUNDOS: FIQUE DE OLHO!

Aprenda, de maneira simples, a acompanhar a rentabilidadae de suas cotas.

Por mais que um dos principais atrativos de se aplicar em fundos de investimento seja justamente não ter maiores preocupações na tomada de decisão, delegando à experiência do gestor a busca pelas melhores oportunidades presentes no mercado, o cotista não pode, e não deve, deixar de lado a evolução de suas aplicações.

Uma das dicas expressas pela Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), em seu boletim "Como Investir", é que o investidor sempre acompanhe o valor de suas cotas e, principalmente, a rentabilidade de seu investimento.

Estes cálculos são menos complexos do que aparentam ser. Sem que o investidor tenha que acompanhar passo a passo a marcação a mercado, que calcula diariamente o valor de mercado dos ativos que compõem a carteira de determinado fundo de investimento, é possível calcular quanto cada cota rendeu em determinado período.

A rentabilidade de uma cota

Para isto, basta apenas dividir o valor da cota no último período pelo valor no primeiro período, subtrair 1, e então multiplicar por 100. O resultado desta conta será a rentabilidade nominal (sem desconsiderar os efeitos da inflação) da cota entre os períodos escolhidos.



Rentabilidade nominal da cota
Retorno % = {[(A/B) - 1] X 100}


A = Última cota do período B = Primeira cota do período

Por exemplo, suponha que, no ato do investimento, uma cota valia R$ 300,00, e a mesma, atualmente, seja cotada a R$ 380,00. Desde o momento da aplicação até o presente momento, esta cota carrega rentabilidade de {[(380,00/300,00) - 1] X 100} = 26,67%.

O valor da cota em determinado dia pode ser obtido pela simples divisão do patrimônio líquido do fundo naquela data pelo número de cotas emitidas pelo fundo.

Todo mês, o administrador do fundo tem por obrigação encaminhar ao cotista um extrato constando a rentabilidade naquele período. Além disso, é possível verificar nos principais jornais tabelas com os valores das cotas dos fundos de investimento, assim como seus ganhos periódicos.

Performance de seus investimentos

Estes mecanismos facilitam a tarefa de acompanhar a performance de seus investimentos. Estar por dentro da variação das cotas do fundo é fundamental para saber se o gestor está tendo um bom desempenho.

"Acompanhar regularmente a rentabilidade de seu fundo é uma atitude saudável e responsável. Afinal, é seu dinheiro que está em jogo", conclui a Anbid.

Fonte: UOL Economia


Um comentário:

Bicicletazu disse...

"sem desconsiderar os efeitos da inflação"? não seria o contrário?