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domingo, 17 de fevereiro de 2008

YAHOOOOOOO

Há alguns dias atrás falamos sobre a temível "nova bolha da internet". Na semana passada aconteceu mais um capítulo da novela das aquisições bilionárias entre empresas de software e internet: A Microsoft ofereceu U$44,6 bilhões pela compra do Yahoo! Inc.

A proposta aconteceu no dia 01 de fevereiro deste ano. Segundo especialistas, a proposta foi agressiva, visto que representava U$31 por ação da empresa.

Naquele dia as ações do Yahoo! estavam valendo pouco menos de U$20, em com uma forte tendência de queda. Só até aquele dia... do dia seguinte pularam pra U$29 e, na semana seguinte, as ações já tinham atingido o patamar dos U$31.

Não foi a primeira vez que a Microsoft fez isso. Em 2006 o Yahoo! já havia rejeitado qualquer proposta da MS e em maio do ano passado, quando a proposta foi de U$50 bilhões, rejeitou novamente.

Mas também não foi desta vez. Primeiro os analistas do Yahoo! abriram as portas para receber propostas de outras empresas. Os analistas citaram Comcast, Viacom e General Electric entre os possíveis interessados. Eles esqueceram de citar também a News Corp, dona do conhecido (lá fora) MySpace e o próprio Google!

O Google - principal concorrente do Yahoo! - chiou do outro lado, acusando a fusão de gerar monopólio. Em especial, o Google também não pode adquirir o Yahoo! também por risco de gerar monopólio. Mas já dispôs-se a incentivar investimentos em outras empresas - que não a Microsoft - para quem quiser concorrer com ele mesmo.

O Yahoo! acabou não aceitando a proposta da MS, sob a justificativa do seu conselho administrativo de que o valor é muito baixo, e "subestima substancialmente" o valor da companhia. Eles esperam uma proposta de pelo menos U$40 por ação.

E, no final das contas, as açõs da MS já cairam mais de 10%, por causa - possivelmente - do susto que a oferta causou nos seus acionistas.

Mas a MS não vai desistir. O desejo dela é consolidar-se como a maior empresa de computação do mundo e terceira maior empresa no ranking geral, atrás apenas da Exxon e da GE.



"E agora Cérebro, o que vamos fazer amanhã à noite?"
- Pink, assessor de Bill Gates para negócios na Internet




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