O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

TÓPICO 03: AÇÕES SÃO PARTE DE UM EMPRESA

Muita gente pensa que uma ação de determinada empresa é apenas uma forma de aposta, algo abstrato e que serve apenas para especulações. Mas ações de uma empresa negociadas na bolsa de valores são realmente um pedaço daquela empresa. Quando você adquire um conjunto de ações, você realmente adquire parte daquela empresa. Você passa a ser sócio daquela empresa. Os dividendos é uma forma de receber uma parte dos lucros de um determinado período.

É pensando assim que você consegue calcular o preço de uma empresa, multiplicando o preço - cotação - da ação pelo quantidade ações em circulação e assim saberá se está fazendo um bom negócio. Já ouvi muita gente falar que banco é um excelente negócio. Pega empréstimos a 0,6% - rendimento da poupança - e emprestam a 5%, 6%... Por que não comprar então ações desse banco e passar a ser proprietário dele? Já faz um bom tempo que eles têm dado ótimos retornos.

Se você acredita que uma determinada empresa está muito bem e a tendência é de crescimento contínuo, por que não estudá-la um pouco mais a fundo e quem sabe se tornar seu mais novo sócio? Muita gente optou, em agosto de 2000, em trocar uma parte do FGTS por ações da Vale e da Petrobrás. O resultado disso vocês já devem saber...

Só não cometam o imenso erro de se apegar emocionalmente àquele papel. Por mais que você goste de determinada empresa e que tenha comprado algumas ações, se as previsões não se confirmarem, livre-se desses ativos. Investimento em ações é um negócio como outro qualquer.


Nenhum comentário: