|
Dizem por aí que gosto é que nem... nariz, cada um tem o seu! Pois é, esta regra vale inclusive na hora de escolher o seu banco predileto. Enquanto algumas pessoas dão mais valor à tarifas baratas, outras preferem qualidade no atendimento ou até mesmo a usabilidade do internet banking.
Uma pesquisa do Procon-SP mostrou que os gastos médios com tarifas bancárias chegam a quase R$30,00 mensais (o que representa aproximadamente 8% de um salário mínimo).
Uma pesquisa do Procon-SP mostrou que os gastos médios com tarifas bancárias chegam a quase R$30,00 mensais (o que representa aproximadamente 8% de um salário mínimo).
- Uma conta rápida: se um trabalhador, ao invés de gastar com bancos, guardasse numa caderneta de poupança esses 8% do seu salário mínimo durante seus 35 anos de contribuição, teria um bônus de impressionantes R$400,00 na sua aposentadoria! Mas você, um investidor sedento pelos seus 1,5% ao mês, atingiria o seu primeiro milhão logo ao término destes anos de serviço!
- Agora multiplique este valor aí por 7 milhões e você chegará a um número que corresponde a (apenas uma mínima parte) do faturamento do Bradesco - o banco que mais cresce no Brasil. E observe que "o que mais cresce" não significa necessariamente "o que mais satisfaz".
A pesquisa do Procon concluiu também que as pessoas perdem este dinheiro sem sentir! Por isso é que é importante observar e acompanhar as tarifas do seu banco. A maioria deles disponibiliza programas de relacionamento para conquistar e manter os seus clientes, através de planos de investimentos, seguros e outros serviços. Se você já tem uma conta aberta, procure conversar com o seu gerente.
Mas a melhor hora para se informar sobre tudo isso é mesmo na abertura de uma nova conta corrente. Pensando nisso, a FEBRABAN lançou anteontem, na internet, um "ensaio" do serviço de comparação de taxas bancárias, que pode ser acessado neste link.
"Ensaio" porque só vão lançar o sistema de verdade no dia 18 desse mês. Por enquanto só estão as tabelas de preços das tarifas de 25 bancos lá.
Parece uma coisa simples, mas nem uma padronização da terminologia dos serviços existia até então... Ponto para a FEBRABAN!
Nós, por aqui, vamos ficar ligados para ver como será esse sistema.
E você, está satisfeito com seu banco?
Um comentário:
Portal Exame(06.09.2007): Cartão vermelho para os bancos
EXAME Serviços bancários
Uma pesquisa recém-concluída pelo instituto Gallup mostra como anda tensa a relação entre os bancos brasileiros e seus clientes. Do total de 978 correntistas entrevistados, 67% declararam-se insatisfeitos -- a média mundial é de 46%. Os clientes reclamam da qualidade dos serviços: apenas 24% afirmam que seus problemas são resolvidos pelos bancos. O Gallup acredita que parte do descontentamento deve-se ao fato de que a maioria dos clientes não escolhe seu banco. "Eles usam a conta aberta pela empresa em que trabalham e na qual recebem o salário", diz Gustavo Oliveira, sócio do Gallup. "Como os bancos têm perfis diferentes, nem todos os clientes são bem-atendidos."
Postar um comentário