O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Investimento no Agronegócio


Particularmente acho muito interessante as ações no setor do agronegócio, pois é um setor que está crescendo bastante, principalmente na área de combustíveis alternativos, como biodiesel ou álcool. Lendo uma notícia do UOL Economia, me deparei com uma bem legal. De acordo com investidores e analistas, as principais ações desse setor são: Brasil Ecodiesel, Friboi e Cosan.

Como pontos benéficos à Brasil Ecodiesel, é recorrente os analistas lembrarem da posição de destaque no mercado brasileiro de biodiesel, do apelo pela adoção dos combustíveis alternativos, do prognóstico de rápido crescimento setorial e da Lei do Biodiesel, que prevê a adoção do percentual mínimo obrigatório ao óleo diesel mineral de 2% em 2008 e 5% em 2013 (sendo que há rumores de uma antecipação deste percentual para 2010).

Em contrapartida, alguns riscos usualmente são levantados, como, por exemplo, risco de governança - pois o maior acionista é desconhecido -, volatilidade de preços das commodities agrícolas e falta de triggers no curto prazo, dado que grande parcela das vendas de biodiesel de 2007 será entregue no segundo semestre.

Friboi é nada menos que o maior frigorífico de bovinos do mundo, após a aquisição da Swift, e a posição de destaque em seu setor eleva a atratividade dos títulos, sobretudo quando se considera seu desempenho não tão expressivo desde a listagem na Bovespa.

As ações da Cosan apresentam quase a mesma popularidade da Friboi. Além da representatividade da empresa no ramo do açúcar, as boas perspectivas para o segmento de etanol usualmente são lembradas pelos analistas. Entretanto, teme-se um excesso de oferta de açúcar e também de álcool, o que ajuda a explicar a fraca performance dos títulos em 2007.

Mais detalhes e as outras empresas em destaque nessa área podem ser vistos clicando aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rafa, tô começando a entender essa mecânica dos investimentos em ações, mas queria saber do prático, procedimentos... para investir em ações, só através de bancos e corretoras? Onde comprar os lotes? Quais as vantagens e desvantagens de comprar em lote ou sem ser em lote? Quando a ação gera dividendos, como eles são pagos?

Que tal um post sobre esse Bê A Bá?

Abração.

Anônimo disse...

Grande gerente! :) Não imaginava que vc andava escrevendo pela web, muito menos sobre economia. hehehe
Os textos são muito bons, parabéns!
Abraços!

Rafael Seabra disse...

Ernani, valeu pela dica. Vou tentar organizar algumas informações que sejam válidas nesse sentido.

Abraço!

Rafael Seabra disse...

Valeu, Yguaratã!!!

Abração!