O QueroFicarRico se mudou!

Você será redirecionado em 6 segundos. Caso contrário, visite
http://queroficarrico.com/blog/
e atualize seus favoritos.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Disciplina para Investir


Estou terminando de ler "Segredos da Mente Milionária", de T. Harv Eker, e, apesar de ser meio doutrinador (pede para que você diga em voza alta ao final de cada capítulo: "Tenho uma mente milionária", entre outras coisas), tem umas coisas bem interessantes. Mas o objetivo não é comentar sobre esse livro. Até porque já existe o comentário.

Um tópico fala sobre como os ricos administram seu dinheiro e dá uma dica para quem (ainda) não é rico: guarde mensalmente 10% do seu rendimento líquido (descontados os impostos) numa Conta para Investimentos. Esse dinheiro só pode ser usado para adquirir algum tipo de investimento e não pode ser usado para nada além disso. Ele vai servir para ser sua aposentadoria. Você viverá dos rendimentos dessa conta e não mexerá no montante principal mesmo depois de aposentado. Ele ficará para seus filhos e netos também viverem como você. Mas, além desses 10% para essa conta, ele também prega você deposite outros 10% em uma outra conta: a Conta para Diversão. Esses 10% têm que ser gastos até o final de cada mês da forma que você achar melhor.

As outras contas sugeridas são:

- Conta de Poupança e Despesas de Longo Prazo, recebendo também 10% de sua renda;
- Conta da Instrução Financeira (na minha opinião, não deveria ser necessariamente financeira), com também 10%;
- Conta das Necessidades Básicas, com 50%;
- e por fim, a Conta das Doações, com os 10% restantes.

Existem dois fatos que achei bem interessantes aqui. Primeiro é a conta para diversão. Isso serve para você ser recompensado pela sua disciplina e fortalecer seu lado recebedor. Nunca tinha pensado por esse lado e faz total sentido. Até porque disciplina é o mais importante e mais difícil de se ter.

Outro ponto é a Conta para Doação. Apesar de incomum, esse é um ponto unânime entre todos os livros que li. Também ouvi, no CBN Dinheiro, Mauro Halfeld falando sobre isso outro dia. Confesso que não me sinto muito confortável com essa conta específica. Pelo menos por enquanto :)

E vocês, o que acham dessa abordagem? Que outras vocês conhecem? Fiquem à vontade para comentar e contribuir com seus conhecimentos!





4 comentários:

Rafael Seabra disse...

Uma outra abordagem também muito utilizada (não tenho certeza se vem do livro "Pai Rico, Pai Pobre") é retirar do seu rendimento mensal líquido os gastos com necessidades básicas e o que sobrar, dividir igualmente em 3 contas:

- Conta de Investimento
- Conta para Despesas a Longo Prazo
- Conta de Segurança

A Conta de Segurança deve ser abastecida até acumular o valor correspondente a 6 vezes seu rendimento mensal. Ela deve ser utilizada apenas para emergência, caso você seja demitido ou seus rendimentos sejam prejudicados de alguma forma. Após acumular esse valor, o dinheiro que seria destinado a essa conta é dividido igualmente para as outras duas.

Essa abordagem também é bem interessante.

César França disse...

Rafa, no blog do John Tong ele apresenta a seguinte fórmula:

100 – idade = % em ações

exemplos:
A) 100 – 40 = 60% em ações
B) 100 – 70 = 30% em ações

O resto você paga seus custos e divide da forma que quiser - seguindo o pai rico ou a mente milionária... ou os dois!

Até mais!

Igor disse...

Gostei da divisão proposta no post, porém acho que 10% para diversão é pouco. Mas se você esquecer a conta das doações e suar 20% para diversão acho que fica bom!

Abraços.

Rafael Seabra disse...

10% para diversão é aparentemente pouco. Mas os jovens têm provavelmente uma grande vantagem: não precisam dos 50% para necessidades básicas. Então podem reinvestir o que sobrar da melhor forma.

Quando você aumentar seus custos com necessidades básicas, certamente aumentará seus rendimentos, fazendo com os 10% sejam suficientes :)